Sequência didática para o ensino de fendas labiopalatinas

Autores

Palavras-chave:

Fenda Labial, Fissura Palatina, Educação Continuada em Odontologia

Resumo

Introdução: A fenda labial e a fissura  palatina, apresentam elevada prevalência na população brasileira, sendo necessária uma formação acadêmica de cirurgiões que gere saberes que transformem a realidade. Diante do exposto, o presente manuscrito objetivou descrever o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática sobre fissuras labiais, palatinas e labiopalatais com enfoque em aprendizagem significativa em que houve a associação de duas metodologias ativas, a construção de modelos didáticos e a sala de aula invertida. Metodologia: A sequência didática foi realizada na educação superior, com equipes de discentes de Odontologia, seguindo três etapas: planejamento; confecção do modelo didático semiplano de fissuras labiais, palatinas e labiopalatais; apresentação em roda de conversa. O desempenho dos acadêmicos foi avaliado em cada etapa. Resultados: Inicialmente, os discentes possuíam pouco conhecimento sobre o tema. Os modelos didáticos foram construídos com facilidade e durante a roda de conversa foram utilizados os modelos didáticos e compartilhados os conhecimentos sobre Embriologia, Teratologia, aspectos clínicos e tratamento odontológico para cada fenda representada, evidenciando a eficácia do método. Conclusões: As metodologias ativas adotadas utilizadas no processo de planejamento, confecção e debate sobre fissuras labiais, palatinas e labiopalatais foram ferramentas valiosas no processo ensino-aprendizagem na educação em Odontologia.

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

Pereira, M. E. F., Ramalho, P. V. M., & Girão, M. V. D. (2024). Sequência didática para o ensino de fendas labiopalatinas. Revista De Cirurgia E Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, 24(1), 25–31. Recuperado de https://periodicos.upe.br/index.php/rctbmf/article/view/902

Edição

Seção

Artigo clínico